Sobre mim

Sou uma bibliotecária que ama trabalhar com dados e informação, mas que há alguns anos desejou ampliar sua atuação para além da biblioteca tradicional. Assim comecei minhas incursões pela tecnologia, buscando uma nova paixão profissional.


Esse caminho foi construído coletivamente, através de comunidades de tecnologia, principalmente as que tem como pilares "diversidade e inclusão", além de serem orientadas pela cultura "open source" e "hacker".


Aprender a programar neste ambiente acolhedor e colaborativo torna a jornada mais prazerosa, ao mesmo tempo que me possibilita colaborar com projetos de impacto social, como o "Querido Diário" (Open Knowledge Brasil), onde fui analista de dados, e com a gestão de eventos como a conferência "Python Brasil" e "Open Data Day Recife".


Ser palestrante em eventos de diferentes portes, é uma das maiores satisfações que tenho enquanto criadora de conteúdo. Poder compartilhar alí, em tempo real, sobre algo técnico e que me emociona e realizar trocas sobre o tema é algo, realmente, muito gratificante. A mesma satisfação encontro fazendo parte das equipes de instrutoras da Escola de Dados e LinkedIn Learning, onde facilito aulas de cursos, principalmente, sobre ferramentas Python.


Compartilhar meus aprendizados foi a forma que encontrei de contribuir com a formação profissional de outras pessoas e retribuir para as comunidades o tanto que recebo. Este blog nasce com esse propósito, registrar o que vou aprendendo nessa trajetória e disponibilizar de forma gratuita informações que podem ser úteis para mais alguém.


Atualmente, faço parte da equipe do podcast Pizza de Dados, o primeiro e mais querido podcast Brasileiro sobre ciência de dados. Um projeto que tem como objetivo contribuir com a alfabetização tecnológica e de dados em português, e o qual tenho muito orgulho de fazer parte.


Já na área de transparência de dados, atuo como embaixadora do projeto "Ciência de Dados para Inovação Cívica" da Open Knowledge Brasil e gestora do Portal de Dados Abertos da UFPE.


Minha atuação profissional nesses espaços colaborativos leva consigo o ativismo feminista e antirracista que são pilares da minha educação cidadã. E assim, contribuo com meu grão de areia enquanto sigo transformando meu mundo.

Ana Cecília Vieira
mulher negra sorridente com cabelos soltos cacheados na altura do ombro, usando óculos de grau redondos e um vestido vermelho escuro